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Canções do Village People passam por processo judicial

por em 10/02/2015
faz algum tempo que o Village People está longe dos holofotes. Mas, na última segunda (09/02), teve início um processo judicial para determinar quem compôs 24 canções do grupo americano formado no final dos anos 1970, incluindo o hit “Y.M.C.A.”. Em maio de 2012, um integrante do grupo original, Victor Willis, conseguiu que um juiz da Califórnia assegurasse parte dos direitos autorais das canções a ele. Com a decisão, os ganhos de Willis (que aparecia fantasiado de policial ao lados dos demais integrantes – um índio, um cowboy, um soldado, um motociclista e um operário)aumentaram em 20%. De acordo com as alegações do músico, porém, as músicas foram compostas em parceria apenas com um dos produtores do grupo, Jacques Morali, o que significaria uma divisão em 50%. Mas a Scorpio Music e a Can’t Stop Productions, as empresas responsáveis pelos lançamentos, indicam um terceiro autor, Henri Belolo, o outro produtor da banda na época. A alegação é de que as canções são originalmente francesas e foram adaptadas por Willis, que negou a participação de Belolo. As empresas defendem que Willis deve receber, no máximo 33%, da divisão Entre as testemunhas programadas para depor a favor de Willis está sua ex-mulher, Phylicia Rashad, conhecida por ser a personagem Clair Hxtable, no The Cosby Show. O esperado é que ela diga que presenciou seu ex-marido compondo as canções e que elas nunca foram adaptadas de músicas francesas. Na acusação, estará Hope Grossbard, antiga secretaria de Belolo, que deve argumentar sobre a suposta cópia de alguns arranjos, além de Russel Dabney, baterista de estúdio do Village People. A acusação mais poderosa contra Willis é de Felipe Rose, um dos fundadores do grupo. Rose deve dizer que presenciou Belolo e Morali trabalhando juntos em “Y.M.C.A.” e outras faixas. Para rebater isso, Willis tem sua nova esposa, Karen, que compilou um grande arquivo com entrevistas de Rose, nas quais ele nunca cita Belolo como compositor. Estima-se uma perda de US$ 30 milhões caso as canções de Willis sejam relacionadas às composições francesas.
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Canções do Village People passam por processo judicial

por em 10/02/2015
faz algum tempo que o Village People está longe dos holofotes. Mas, na última segunda (09/02), teve início um processo judicial para determinar quem compôs 24 canções do grupo americano formado no final dos anos 1970, incluindo o hit “Y.M.C.A.”. Em maio de 2012, um integrante do grupo original, Victor Willis, conseguiu que um juiz da Califórnia assegurasse parte dos direitos autorais das canções a ele. Com a decisão, os ganhos de Willis (que aparecia fantasiado de policial ao lados dos demais integrantes – um índio, um cowboy, um soldado, um motociclista e um operário)aumentaram em 20%. De acordo com as alegações do músico, porém, as músicas foram compostas em parceria apenas com um dos produtores do grupo, Jacques Morali, o que significaria uma divisão em 50%. Mas a Scorpio Music e a Can’t Stop Productions, as empresas responsáveis pelos lançamentos, indicam um terceiro autor, Henri Belolo, o outro produtor da banda na época. A alegação é de que as canções são originalmente francesas e foram adaptadas por Willis, que negou a participação de Belolo. As empresas defendem que Willis deve receber, no máximo 33%, da divisão Entre as testemunhas programadas para depor a favor de Willis está sua ex-mulher, Phylicia Rashad, conhecida por ser a personagem Clair Hxtable, no The Cosby Show. O esperado é que ela diga que presenciou seu ex-marido compondo as canções e que elas nunca foram adaptadas de músicas francesas. Na acusação, estará Hope Grossbard, antiga secretaria de Belolo, que deve argumentar sobre a suposta cópia de alguns arranjos, além de Russel Dabney, baterista de estúdio do Village People. A acusação mais poderosa contra Willis é de Felipe Rose, um dos fundadores do grupo. Rose deve dizer que presenciou Belolo e Morali trabalhando juntos em “Y.M.C.A.” e outras faixas. Para rebater isso, Willis tem sua nova esposa, Karen, que compilou um grande arquivo com entrevistas de Rose, nas quais ele nunca cita Belolo como compositor. Estima-se uma perda de US$ 30 milhões caso as canções de Willis sejam relacionadas às composições francesas.