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#NoveleirosNoSpotify: ação usa gosto musical para comparar usuários a personagens de folhetim

Iniciativa criada por meio de uma parceria entre a plataforma de streaming, a Globo e a Som Livre traz nomes clássicos e recentes das grandes telenovelas da emissora

por Rebecca Silva em 08/11/2017

A Globo, a Som Livre e o Spotify uniram forças para lançar, nesta quarta-feira (08/11), o projeto #NoveleirosNoSpotify, promovendo, pela primeira vez com conteúdo brasileiro, a interatividade entre fãs usuários da plataforma e o universo dos personagens das novelas.

A iniciativa, que já foi colocada em prática anteriormente em outros países em cases como os da saga Star Wars e da série Stranger Things, é bem simples. O usuário só precisa conectar a sua conta do Spotify no site do projeto para que o seu perfil musical [baseado naquilo escutado na plataforma] seja comparado com o de algum personagem de novela. No Brasil, foram escolhidos diferentes nomes marcantes das histórias produzidas e exibidas pela Globo, como Odete Roitman, Gabriela, Tieta e Viúva Porcina, além dos mais recentes Carminha, Chayene e Félix.

"Buscamos construir a persona de cada ícone das novelas por meio da música, quase como um processo de caracterização. A curadoria foi feita pensando na personalidade e na atitude, combinadas com o que tem sido tendência no consumo de música do Spotify. A viúva Porcina, por exemplo, foi representada pela força das mulheres do sertanejo. Carminha, uma vilã que se joga no popular, pelo samba e pagode. Foi um trabalho divertido de criação do departamento artístico da Som Livre em parceria com o marketing digital da gravadora, TV Globo e Spotify", explica Andrea Thompson, Gerente de Digital & Novas Mídias da Som Livre.

O desafio atual, frente ao crescimento da internet, é manter o público interessado nas histórias contadas nas novelas e engajado, para não apenas acompanhar os capítulos, mas vivenciar aquilo de alguma forma. As estratégias de cruzamento de mídias, que levam o ambiente para fora da TV, além de simplesmente disponibilizar os capítulos na internet, como a iniciativa dessa parceria, ajudam. "As playlists são extremamente versáteis na estratégia de comunicação. Ajudam a estabelecer mais pontos de contato com o espectador de forma lúdica e criativa. Por meio de moods e curadoria musical, saímos do óbvio para que o universo dos personagens se expanda. As possibilidades são ilimitadas na prateleira infinita do streaming", conclui Andrea.

Para descobrir qual o personagem mais combina com você, acesse o site. 

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#NoveleirosNoSpotify: ação usa gosto musical para comparar usuários a personagens de folhetim

Iniciativa criada por meio de uma parceria entre a plataforma de streaming, a Globo e a Som Livre traz nomes clássicos e recentes das grandes telenovelas da emissora

por Rebecca Silva em 08/11/2017

A Globo, a Som Livre e o Spotify uniram forças para lançar, nesta quarta-feira (08/11), o projeto #NoveleirosNoSpotify, promovendo, pela primeira vez com conteúdo brasileiro, a interatividade entre fãs usuários da plataforma e o universo dos personagens das novelas.

A iniciativa, que já foi colocada em prática anteriormente em outros países em cases como os da saga Star Wars e da série Stranger Things, é bem simples. O usuário só precisa conectar a sua conta do Spotify no site do projeto para que o seu perfil musical [baseado naquilo escutado na plataforma] seja comparado com o de algum personagem de novela. No Brasil, foram escolhidos diferentes nomes marcantes das histórias produzidas e exibidas pela Globo, como Odete Roitman, Gabriela, Tieta e Viúva Porcina, além dos mais recentes Carminha, Chayene e Félix.

"Buscamos construir a persona de cada ícone das novelas por meio da música, quase como um processo de caracterização. A curadoria foi feita pensando na personalidade e na atitude, combinadas com o que tem sido tendência no consumo de música do Spotify. A viúva Porcina, por exemplo, foi representada pela força das mulheres do sertanejo. Carminha, uma vilã que se joga no popular, pelo samba e pagode. Foi um trabalho divertido de criação do departamento artístico da Som Livre em parceria com o marketing digital da gravadora, TV Globo e Spotify", explica Andrea Thompson, Gerente de Digital & Novas Mídias da Som Livre.

O desafio atual, frente ao crescimento da internet, é manter o público interessado nas histórias contadas nas novelas e engajado, para não apenas acompanhar os capítulos, mas vivenciar aquilo de alguma forma. As estratégias de cruzamento de mídias, que levam o ambiente para fora da TV, além de simplesmente disponibilizar os capítulos na internet, como a iniciativa dessa parceria, ajudam. "As playlists são extremamente versáteis na estratégia de comunicação. Ajudam a estabelecer mais pontos de contato com o espectador de forma lúdica e criativa. Por meio de moods e curadoria musical, saímos do óbvio para que o universo dos personagens se expanda. As possibilidades são ilimitadas na prateleira infinita do streaming", conclui Andrea.

Para descobrir qual o personagem mais combina com você, acesse o site.